quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

William Brockhaus

Postado por: O Criador & Criatura

BIOGRAFIA CRISTÃ : Peter Friedrich Wilhelm Brockhaus (1819-1888), também conhecido como William Brockhaus, foi um Escritor alemão, Compositor e Evangelista pertencente ao movimento dos "Irmãos Unidos".
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).
William Brockhaus
William Brockhaus.
(1819-1888)

William Brockhaus é o irmão mais velho de Carl Brockhaus e tio de Rudolf Brockhaus. Nasceu no dia 30/08/1819 em Himmelmert perto de Plettenberg - lugar em que a família morava por mais de 150 anos.
Assim como o pai, William Brockhaus seria professor. Terminado o seu período escolar, ingressou no seminário para professores em Soest durante os anos de 1836-1838, mesmo lugar em que seu irmão Carl Brockhaus estudou.
Dorn-Dürkheim na Alemanha
Brasão de Dorn-Dürkheim, Alemanha.
Lecionou pela primeira vez em Epscheid perto de Breckerfeld no ano de 1838. Em 1842 lecionou na escola de Rüggeberg e durante esse período residiu em Dorn-Dürkheim.
Na cidade de Dorn-Dürkheim, William Brockhaus alcançou a fé em Jesus Cristo e recebeu entendimento acerca da salvação em Cristo. Desde então, o seu caminho foi aproximado do caminho de seu irmão Carl Brockhaus que já era convertido e surgiu uma boa união para a obra de Deus, assim como vemos nos textos sagrados relatando ótimas parcerias para a causa do Senhor como: Paulo e Barnabé, Priscila e Áquila, dentre outros exemplos.
William Brockhaus casou com Wilhelmine Escher da aldeia de Glörfeld, na Alemanha. Desta união matrimonial, nasceram sete filhos.
Assim como o seu irmão Carl Brockhaus, ele ingressou no "Evangelischer Brüderverein" (Associação Evangélica de Irmãos). Em 1850, aceitou o encargo transmitido pelo seu irmão referente à edição da revista para jovens "Der Kinderbote" (O Mensageiro para Crianças), permanecendo com essa responsabilidade até a sua morte em 1888. Através do seu labor, a revista foi a mais lida nesse gênero no oeste da Alemanha.
Em 1854, atendendo ao chamado divino, desistiu completamente de sua profissão de professor para destinar dedicação completa na obra de seu Senhor e Salvador.
Elberfeld na Alemanha
Cidade de Elberfeld, Alemanha.
No ano de 1866, mudou sua residência para a cidade de Elberfeld.
Ficou conhecido como editor das história publicadas  na revista "Saat und Ernte" (Semeadura e Colheita), cujos 18 volumes apareceram também na editora "Elberfeld Erziehungssverein" (Associação para Educação Elberfeld).
Quando escrevia artigos, evitava colocar seu nome inteiro, limitando apenas a assinar "W.B.". Alguns dos seus livros foram reeditados diversas vezes, inclusive, alguns foram traduzidos para outros idiomas. Ele era um erudito, principalmente sobre a História da Religião.
Todos os seus escritos objetivavam conduzir o leitor para uma decisão clara sobre Jesus Cristo. Sempre mostrou para as crianças o melhor amigo delas: Jesus Cristo. Muitos devem para esse autor da juventude estímulos saudáveis para a eternidade e ao amor existente para com o Senhor Jesus.
No mês de Dezembro de 1852, William Brockhaus, bem como outros amigos e irmãos em Cristo, saíram da Associação Evangélica de Irmãos, inclusive, seu irmão Carl Brockhaus já tinha tomado essa decisão antes.
Sempre esteve ao lado de seu irmão Carl Brockhaus para o anúncio do evangelho no movimento dos "Irmãos Unidos". Era um pregador dotado de despertamento, que complementava de maneira ideal a Carl Brockhaus. Como já dissemos é uma daquelas maravilhosas parcerias para o Reino de Cristo.
Também foi autor de vários hinos existentes na coletânea "Kleine Sammlung Geistlicher Lieder" (Pequena Coletânea de Hinos Espirituais), conhecido hoje como "Geistlicher Lieder" (Hinos Espirituais). Foi compositor musical de muitos hinos de autoria de Carl Brockhaus.
William Brockhaus faleceu no dia 31/10/1888 na casa de seu genro em Duisburg.
O hino escolhido para findar o relato de sua vida sob nº 118 de "Kleine Sammlung Geistlicher Lieder", também conhecido no hinário português "Hinos Espirituais" sob nº 83, é de sua autoria e composição.
Oh Que gozo, Criso volta,
a trombeta vai soar;
os sinais da Tua vinda
nos animam a esperar.
"Ora, vem, Senhor Jesus!"
Teu regresso prometido
para o lar no céu conduz.
Quando aqui desceste outrora,
ao nasceres em Belém,
anjos disseram aos pastores
quanto aos homens Deus quer bem.
Nesta Terra Tu sofreste
toda a oposição mordaz
e, morrendo, nos livraste
dos grilhões de Satanás.
Mas Tu vives e Tu voltarás
para a Noiva arrebatar;
o inimigo para sempre,
preso em trevas vai ficar.
Sim, Tu vens, oh alegria!
Não mais para aqui penar,
mas com o Teu povo eleito
reino e glória partilhar.

Oh! Que gozo estar contigo,
nessa glória perenal.
Rodear Teu trono sempre,
Sem angústia, medo e sofrer!
Habitar no Lar Paterno,
no sublime gozo Teu,
ao Teu lado ali em tronos,
não mais tem Satã poder.
FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
175 páginas.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil).

JohnDarby.org

Plymouth Brethren

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa do irmão em divulgar as biografias de importantes servos durante a História da Igreja.

    Se for possível, peço encarecidamente a citação do Blog: MORGADO, UM CRISTÃO! nas suas postagens que foram copiadas do meu Blog, considerando que os arquivos são resultados de intensas pesquisas em sites e livros. Obrigado! Graça e Paz! Abraços!

    ResponderExcluir

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.