quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

J.G. Bellett

Postado por: O Criador & Criatura


BIOGRAFIA CRISTÃ: John Gifford Bellett (1795-1864), também conhecido como J.G. Bellett, foi um Escritor e Teólogo muito influente no início do movimento dos Irmãos de Plymouth (Irmãos Unidos).

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).
J.G. Bellett
John Gifford Bellett.
(1795-1864)
Casa de Campo
Ilustração de Casa no Campo.
Nasceu no dia 19 de Julho de 1795 como filho mais velho de uma família anglo-irlandesa em Dublin, porém passou a maior parte de sua juventude numa casa de campo fora da cidade.

Fez o segundo grau em Exeter e mais tarde frequentou o Trinity College em Dublin, ele se destacou por seu talento natural. Em 1817 foi alcançado pelo evangelho salvífico. Até o ano de 1821 ele estudou Ciências Jurídicas em Londres e depois voltou para Dublin. Depois dedicou-se exclusivamente ao estudo e anúncio da Palavra de Deus.

Castelo Powerscourt
Castelo Powerscourt.
J.G. Bellett chegou a conhecer Anthony Norris Groves de Exeter. John Gifford Bellett fazia parte dos primeiros Irmãos Unidos que começaram a se reunir conforme a Palavra de Deus. No inverno de 1827/1828, John Nelson Darby fazia parte desse grupo. Anthony N. Groves (que foi missionário no Oriente Médio) expressou no final do ano de 1829 que seria adequado e conforme a Palavra de Deus reunirem com toda a simplicidade, simplesmente na condição de irmãos sem olhar para clérigos ordenados, mas exclusivamente confiar no Senhor que Ele seria capaz de usar os irmãos dentre eles para a edificação da igreja. Mais tarde, John Gifford Bellett escreveu que essas palavras o impressionaram profundamente. Nesse período, J.G. Bellett assistiu - junto com John Nelson Darby - as conferências conhecidas como Conferências de Powerscourt, que aconteceram no castelo de uma senhora crente.
Enquanto os demais líderes dos Irmãos Unidos foram chamados pelo Senhor Jesus para outras localidades, para anunciar a Bíblia, ensinar e fortalecer os crentes conforme a Palavra de Deus, John Gifford Bellett ficou na Irlanda visitando os cristãos com a finalidade de encorajá-los e aconselhá-los, bem como ministrava estudos bíblicos nas casas de seus amigos.
Ele costumava levantar cedo. Durante o inverno, ele colocava a mesa com a Bíblia e os utensílios para escrever perto do fogo na cozinha e lia, escrevia ou meditava ali por algum tempo antes que o café da manhã estivesse pronto. Durante esse tempo, os estudos sobre os livros de Salmos, Lucas e João surgiram. Mais tarde, estudos sobre o livro de Jó, sobre os patriarcas, os profetas menores, os evangelhos, as epístolas aos Efésios e Tessalonicenses.
Os livros mais bonitos e conhecidos de sua autoria são: "O Filho de Deus" e "A Glória de nosso Senhor Jesus Cristo em Sua Humanidade". Este último livro mencionado foi escrito um pouco antes do seu falecimento.
Por causa de sua maneira doce de se expressar, John Gifford Bellett ganhou o apelido de "o rouxinol entre os Irmãos".
Faleceu no dia 10 de Outubro de 1864 - aproximadamente um ano depois da morte de sua amada esposa Mary Drury.
Relatam que nos seus últimos dias foi visitado por um de seus amigos, que o encontrou num estado de fraqueza física. As suas mãos estavam juntadas, lágrimas escorriam sobre o seu rosto, e ele [J.G. Bellett] disse:

John Gifford Bellett
John Gifford Bellett.
(1795-1864)
"Ó meu caro Senhor Jesus, Tu sabes quão perfeitamente posso dizer juntamente com Paulo: partir e estar com Cristo é ainda muito melhor. Ó quanto melhor! Anseio por isso! Eles vêm e falam de uma coroa de glória - que se calem; falam de glórias, do céu - que se calem! Não desejo uma coroa! Eu tenho a ELE próprio, ELE próprio! Estarei com ELE próprio! Ah, estar com o Homem de Sicar, com Aquele que parou para chamar a Zaqueu, com o Homem de João 8, com o Homem que pendurou na cruz, com o Homem que morreu! Ó, estar com ELE ainda antes que as glórias, as coroas e o Reino se manifestem! É maravilhoso, maravilhoso! Sozinho com o Homem de Sicar, o Homem da porta de Naim; e estarei para sempre com ELE! Tirem essa cena triste, triste, onde Ele foi rejeitado e me deem a Sua presença! Ó, o Homem de Sicar!"
Todo o ministério de J.G. Bellett foi direcionado para evitar afastamento e cumprir a exortação: "Tende paz entre vós" (Mc 9:50; 1 Ts 5:13). Que lembrança feliz se ata ao nome desse fiel homem de Deus, de quem pode-se dizer, que nada daquilo que disse ou escreveu causou divergências, mas que tudo servia para remover barreiras humanas e para fortalecer os corações no temor do Senhor.


FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
175 páginas.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil).

JohnDarby.org

Plymouth Brethren

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa do irmão em divulgar as biografias de importantes servos durante a História da Igreja.

    Se for possível, peço encarecidamente a citação do Blog: MORGADO, UM CRISTÃO! nas suas postagens que foram copiadas do meu Blog, considerando que os arquivos são resultados de intensas pesquisas em sites e livros. Obrigado! Graça e Paz! Abraços!

    ResponderExcluir

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.