quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Emil Dönges

Postado por: O Criador & Criatura

BIOGRAFIA CRISTÃ : Hermann Emil Georg Dönges (1853-1923), também conhecido como Emil Dönges, foi um Pregador alemão e Editor no movimento "Irmãos Unidos".
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Emil Dönges
Emil Dönges.
(1853-1923)
Emil Dönges nasceu em 2 de Setembro de 1853 na cidade de Becheln, um pequeno vilarejo no planalto entre os rios Reno e Lahn. Seus pais são  Philipp Dönges e Josefine Knab. O pai de Emil, foi professor na cidade de Wallau e juntamente com a esposa professavam a fé protestante.
Na residencia dos Dönges, muitos pastores luteranos e professores  frequentavam as reuniões domésticas chamada "Círculo Bíblico". Nesse contexto, os seus pais demonstravam especial interesse na educação dos filhos no regime cristão-protestante.
Desde cedo, o menino Emil demonstrou uma alma muito esperta e um espírito muito ativo contando com dons de discernimento e conhecimento extraordinários. Assim, seu pai investiu em sua educação para proporcionar a melhor formação moral-intelectual possível, mesmo com recursos financeiros finitos. Desta forma, o jovem Emil Dönges frequentou durante vários anos o ginásio na cidade de Elberfeld.
Julius Löwen
Julius Löwen.
(1822-1907)
Através da soberania de Deus, durante os seus estudos foi alojado na residência de uma família cristã e nesse contato estendeu os seus relacionamentos sociais com um grupo de bons crentes em Cristo.

Durante o seu último ano do segundo grau escolar, conheceu o empresário  Julius Löwen da cidade de Elberfeld. Julius conversou bastante com Emil que demonstrou muita inquietude de espírito, assim Julius presenteou o jovem Emil Dönges com diversas literaturas procedentes da editora do seu cunhado Carl Brockhaus.

Carl Brockhaus
Carl Brockhaus.
(1822-1899)
Emil Dönges demonstrou muito interesse pelo idioma inglês e aplicou seus esforços no aprendizado antes de ingressar na universidade. Durante esse período frequentou uma "instituição educacional" inglesa. Enquanto estudava, o jovem Emil estendeu comunhão para vários crentes em Cristo, primeiramente contatou os "Quakers", posteriormente os chamados "Irmãos Unidos" Abertos e depois fixou raízes com o movimento dos "Irmãos Unidos" Fechados onde exerceria rico ministério.
Quando retornou para a Inglaterra concluiu o estudo de idiomas modernos - inglês e francês - na Universidade de Marburg como preparativo para lecionar no ginásio. Nessa fase de sua vida, utilizou fortemente o domingo para contatar os crentes da região para edificá-los na Palavra e anunciar as Novas de Cristo para os incrédulos. Assim ficou evidente o seu grande talento no serviço da pregação do evangelho do Reino dos Céus.
Emil Dönges
Emil Dönges.
(1853-1923)
Quando terminou os seus estudos, foi promovido. Para aperfeiçoar os seus estudos ficou alguns meses em Paris. Depois exerceu a profissão de professor ginasial em Burgsteinfurt durante alguns anos.
Enquanto ministrava aulas no ginásio, Deus comoveu o seu coração e Emil Dönges ficou convicto que deveria servir ao Senhor Jesus em tempo integral. Embora, gostasse muito da sua profissão e a família não entendesse o motivo da sua decisão, resolveu renunciar a cadeira de professor e ocupar lugar nas cadeiras do tempo integral no serviço do Reino dos Céus de Jesus Cristo.
Agora, servindo em tempo integral, retornou para a cidade de Elberfeld, permanecendo nesse lugar entre os anos de 1884 até 1886. Foi acolhido e recebido pela família de Carl Brockhaus.
Destinou todas as suas forças para o anúncio da Palavra de Deus e foi de grande utilidade na editora de Carl Brockhaus. Quando o jovem Emil recebeu alguns livros de Julius Löwen pertencentes a editora de Carl Brockhaus, não imaginava que Deus em Sua soberania estaria preparando a sua pessoa moral e intelectualmente para agora com toda a formação plena dos seus estudos servir naquela mesma editora.
Andrew Miller
Andrew Miller.
(1810-1883)
Ajudou na tradução da obra "História da Igreja" de autoria de Andrew Miller - é possível encontrar esse livro em português através da editora: Depósito de Literatura Cristã-DLC, bem como o livro "Os Irmãos' Como são Chamados".

A obra foi editada em língua alemã pela primeira vez em 1888. Emil também participou dos trabalhos de revisão da chamada "Bíblia de Elberfeld", especialmente o Novo Testamento, considerando que os trabalhos no Velho Testamento foram executados pelo Dr. Alfred Rochat.
Em 1886 alterou sua residência para Frankfurt am Main. Nesse momento conheceu e casou com Katharina Kirch, que permaneceu fiel em toda a sua jornada, sendo uma importante auxiliadora na fé cristã. Dessa união matrimonial nasceram seis filhos e três filhas. Emil Dönges gerenciou o seu serviço na Obra de Deus com muita sabedoria, de tal forma que sempre sobrava um bom tempo para investimento na família. Sua casa permaneceu sempre aberta para os crentes em Jesus.

Emil Dönges
Trabalho na Editora.
Esquerda: seu amigo Otto Kunze;
Direita: Emil Dönges.
No mês de Janeiro de 1888 começou a trabalhar na edição da revista "Boa Mensagem de Paz para Todos".  Durante muitas vezes essa revista foi eleita a melhor revista evangelística da Alemanha.

Em 1891 trabalhou na revista "Amigo das Crianças" destinada para a Escola Dominical. No ano de 1910 começou a publicar a revista mensal "Graça e Paz" para publico cristão. Durante vários anos escreveu artigos evangelísticos e de instrução, bem como publicou um Estudo sobre o Livro de Apocalipse sob o título "O que em breve há de acontecer".

Emil Dönges também foi autor do devocional "Mensagem de Paz" para público cristão e "Mensageiro de Paz" para as famílias. Também foi autor do hino nº 129 "Jesus, Cordeiro de Deus coroado em Glória" pertencente ao hinário "Pequena Coletânea de Hinos Espirituais", nº 8 do hinário português "Hinos Espirituais".

No mês de Maio do ano 1899, Emil alterou sua residência familiar para a cidade Darmstadt e fixou a editora "Irmãos Dönges" na cidade de Dillenburg. Como costumeiramente fazem os servos de Deus, permaneceu exercendo intensa atividade no serviço de nosso Senhor Jesus. No mesmo ano ficou responsável pela direção do "Instituto Cristão para Portadores de Debilidade Mental" perto da cidade de Schmalkalden.

Em 1923, Emil Dönges planejava participar de mais uma reunião dos irmãos de serviço na obra de Deus pertencentes ao movimento "Irmãos Unidos", mas foi acometido por um problema cardíaco que o manteve enfermo. Passados alguns dias, já parecia melhor e como acontece nos dias atuais, seus amigos e parentes acreditavam que o pior já tinha passado, mas o coração do amado servo do Senhor, Emil Dönges, parou de bater no dia 7 de Dezembro de 1923, para permanecer batendo eternamente no Lar Celeste em Cristo Jesus.

Uma vida riquíssima e repleta de bençãos terminou a sua jornada nesta Terra. Um evangelista de talento notável, bem como um mestre para os crentes acompanhado de um coração cheio de preocupação pela edificação da igreja e desespero pelas almas dos incrédulos foi chamado para Deus em Cristo Jesus.


FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
175 páginas.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil).

JohnDarby.org

Plymouth Brethren

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.