quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Harold Willians

Postado por: O Criador & Criatura

BIOGRAFIA CRISTÃ : Harold Edwin Willians (1913-2002), foi um Missionário norte-americano e pioneiro do movimento "Quadrangular" também conhecido como Igreja do Evangelho Quadrangular. Foi um dos responsáveis pela maior campanha evangelística e de avivamento que o Brasil já presenciou, a Cruzada Nacional de Evangelização.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

Harold Willians
Harold Edwin Willians.
(1913-2002)
Harold Edwin Willians nasceu no dia 27 de novembro de 1913, no bairro de Hollywood, em Los Angeles, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

Deus não preparou para a sua vida uma "calçada da fama", mas preparou um caminho superior, foi chamado para ser discípulo do caminho de Jesus Cristo. Foi chamado para trilhar como servo em um caminho de vida e obra consagrados ao reino de Deus para posteriormente marchar como rei e sacerdote, pois a Palavra de Deus prometera isso para ele - "serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os mil anos. (Apocalipse 20:6)".

Harold estudou no Life Bible College no ano de 1942. A faculdade foi fundada no ano de 1923 no bairro montanhoso Echo Park, em Los Angeles, na Califórnia. A faculdade é uma Instituição de Formação Missionária Evangelística associada à Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular, servindo como centro principal do movimento para a formação de ministros, missionários e professores. A faculdade oferece Bacharelado em Artes, Estudos Bíblicos, Teologia, Artes aplicadas ao Ministério e Liderança, e Mestrado em Liderança Estratégica, dentre outros cursos.

Aimee Semple McPherson
Aimee Semple McPherson.
(1890-1944)
Durante o período de estudos, Harold Edwin Willians e sua esposa Mary Elizabeth Willians frequentaram o Angelus Temple e foram fortemente impactados pelas pregações da Sra. Aimee Semple McPherson fundadora do movimento "Quadrangular" no mundo. O movimento "Quadrangular" também é conhecido como Igreja do Evangelho Quadrangular, inclusive, foram durante essas reuniões que Harold conheceu sua futura esposa culminando no seu casamento em 1939.

Durante um campanha missionária para a juventude no local de reuniões em Long Beach, na Califórnia, foi tocado em seu coração por Deus. Nessa campanha da juventude, ajoelhou-se ao lado de um piano de cauda, reconhecendo sua condição perante o Senhorio de Cristo e lançou sua vida aos pés do Mestre para a obra salvífica de Jesus Cristo neste Terra.

Raymond Boatright e família
Raymond Boatright.
Sua esposa Ruby.
Sua filha Linda.
Depois que foi conduzido ao serviço cristão, Harold Edwin Willians foi nomeado para o campo missionário na Bolívia no ano de 1945 e posteriormente, em 1946 foi nomeado para laborar no Brasil. Quando chegou ao Brasil fixou sua residência na cidade de Poços de Caldas, no Estado de Minas Gerais, assim permaneceu aprendendo o idioma português e ministrando aulas de inglês. No ano de 1950 alterou sua residência para a cidade de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, lugar em que iniciaria com bases sólidas a Igreja do Evangelho Quadrangular, originalmente conhecida como Igreja Evangélica do Brasil.

Nos anos de 1953 e 1954, Harold liderou com o missionário Raymond Boatright um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já presenciou - Cruzada Nacional de Evangelização - que iniciou na cidade de São Paulo, alcançando todo o território brasileiro.

A evangelização foi caracterizada pela utilização das tendas. Todos os movimentos cristãos que utilizaram ou ainda utilizam tendas para evangelização no Brasil, foram de alguma forma influenciados pela Cruzada Nacional de Evangelização.

Cruzada Nacional de Evangelização
1ª Tenda utilizada no bairro Cambuci, na cidade de São Paulo.
As tendas utilizadas durante a Cruzada de Evangelização foram cenário para manifestações de sinais e maravilhas prometidos na Palavra de Deus, conforme Marcos 16:15-18, VRA "e disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em Meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; (...); se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados". As curas divinas realizadas pelo invocar do nome de Jesus Cristo eram constantes. A Cruzada difundia o lema: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente".

Morte
Ilustração sobre a Morte.
Neste momento relatarei um testemunho próximo deste blogueiro: "Minha avó materna foi vizinha de uma tenda utilizada pelo movimento "Quadrangular" na Cruzada Nacional de Evangelização na cidade de Piracicaba, no Estado de São Paulo, no Brasil. Durante a minha infância, ouvi muitos testemunhos contados pela minha avó sobre a eficácia da evangelização praticada pela Cruzada, as curas eram frequentes e a fé salvífica em Jesus Cristo era pregada. Ouvi um relato sobre um milagre de ressurreição - uma criança falecera e os médicos queriam liberar o corpo para os rituais fúnebres, a saber, o velório e o enterro, no entanto, a mãe da criança desesperadamente relutou e com lágrimas nos olhos pegou a criança no colo que já estava pálida, rígida e gelada, correu com todas as suas forças até a tenda. Os pastores e missionários vendo a agonia daquela mulher, imediatamente pegaram aquela criança e a ergueram ao céu e invocaram o Pai das Luzes, segundo Tiago 1:17, VRA "toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em Quem não pode existir variação ou sombra de mudança." e determinaram que em nome de Jesus Cristo a morte que acometera aquela criança revogasse seu domínio e abandonasse aquele corpo infantil. A criancinha recobrou a vida, assim cessou o choro daquela mãe que estivera aflita".

Batalha Espiritual
Ilustração de Guerra Espiritual.
Outro testemunho ouvido por mim, foi relatado por meu pai: "Durante a sua juventude compareceu num evento evangelístico na cidade de São Paulo, no Brasil, promovido pelo movimento "Quadrangular" e ficou impressionado, porque mesmo diante de tantas curas e expulsões de demônios, a pregação do evangelho salvífico não foi sufocada. Não foram ouvidas ministrações de coceiras, conforme 2ª Timóteo 4:3, VRA "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos". Nesse evento, meu pai presenciou uma expulsão de demônios - um homem totalmente perturbado com uma força assustadora do inferno, pronunciava com uma voz estranha horrores. Os pastores e os missionários foram até o homem e reivindicaram o cumprimento do texto bíblico de Lucas 10:17, VRA "Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!", também clamaram pelo cumprimento das passagens bíblicas de Marcos 16:17, VRA "em meu nome, expelirão demônios" combinado com Mateus 16:18, VRA "as portas do inferno não prevalecerão contra ela [Igreja].". Após citarem estes textos bíblicos, os pastores e os missionários expulsaram com os pés os demônios daquele homem, praticaram tal ato fundamentados no texto bíblico de Efésios 1:22-23, NVI "Deus colocou todas as coisas debaixo de Seus pés e O designou cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o Seu corpo, a plenitude Daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.". Depois o homem já liberto iniciou sua jornada cristã".

Cura em nome de Jesus
Exemplo de Cura em nome de Jesus Cristo.
Por oportuno, menciono que não frequento tal movimento, mas pertenço a um movimento protestante reformado. Contudo, contra fatos inexistem argumentos! O movimento "Quadrangular" demonstrou ser um importante instrumento nas mãos de Deus para o Brasil e para o Mundo.

Entendimento pessoal: "O que demonstra a presença de Deus em Cristo Jesus através do Espírito Santo num determinado segmento ou movimento cristão não são os milagres, mas o evangelho salvífico centrado em Cristo Jesus sem quaisquer coceiras aos ouvintes, conforme 2ª Timóteo 4:3. Sempre que um movimento valorizar mais os milagres, as curas ou a prosperidade do que a própria presença de Jesus Cristo, deixará de ser Cristocêntrico para ser Egocêntrico. Além disso, enganos poderão suceder aos fiéis, senão vejamos, 2ª Coríntios 11:14-15, NVI "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.'".

Acredito nas curas em nome de Jesus Cristo, pois fui curado de bronquite e de fissura cerebral, bem como presenciei e ministrei várias libertações de espíritos malignos, então, conheço a astúcia de Satanás e de seus demônios, mas jamais valorizarei os sinais e as maravilhas acima do próprio Autor deles - Jesus Cristo.

Objetivando demonstrar o espírito missionário e evangelístico do movimento "Quadrangular", assistam este vídeo de apenas 8 minutos com imagens históricas sobre Sra. Aimee Semple McPherson, a fundadora do movimento - Igreja do Evangelho Quadrangular - no Mundo.



Harold Willians
Harold Edwin Willians e esposa.

Depois de tanto labor e dedicação ao evangelho, passados muitos anos da semeadura da Palavra de Deus no Brasil, o irmão Harold Edwin Willians faleceu no ano de 2002 em Los Angeles, na Califórnia. Deixando a esposa Mary Elizabeth Willians, os filhos John Robert, Paul James, Diane Elizabeth e netos.


Bandeira Quadrangurar
Símbolos do Movimento Quadrangular
Harold Edwin Willians deixou um legado expressivo, o fruto do seu labor durante a Cruzada Nacional de Evangelização culminou na Igreja do Evangelho Quadrangular, que segundo o Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE contava com uma membresia de 1.808.389 (um milhão, oitocentos e oito mil e trezentos e oitenta e nove), cremos que em 2012 este número já supere 2.000.000 (dois milhões) de pessoas que estão ouvindo que Jesus Salva! Batiza no Espírito Santo! Jesus Cura! Jesus Voltará!

O Hino Oficial do movimento "Quadrangular" no Brasil demonstra o espírito evangelístico e missionário que permeia o coração dos crentes em Jesus Cristo que congregam como Igreja do Evangelho Quadrangular.

Prezados leitores reflitam sobre a letra deste hino e sejam encorajados no seu serviço para lutar por Jesus Cristo para serem vencedores na manifestação do reino dos céus.
FONTE:
Livro: O Brazil Pentecostal - Uma Análise da História.
187 páginas.
Autor: Carlos Boaventura.
Editora: Nova Jerusalém.
Departamento Histórico Quadrangular.

Igreja do Evangelho Quadrangular - IEQ.
Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vídeos no You Tube.

Textos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.