quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Edward Dennett

Postado por: O Criador & Criatura


BIOGRAFIA CRISTÃ : Edward Dennett (1831-1914) foi membro da Igreja Anglicana e posteriormente foi vocacionado como Pregador do movimento Batista na Inglaterra. Em 1874 ingressou no movimento "Irmãos Unidos", ficando conhecido como um bom Escritor e Editor do movimento dos Irmãos.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).
Edward Dennett
Edward Dennett.
(1831-1914)


Dennett ficou muito conhecido através dos seus conflitos teológicos com o movimento "Irmãos Unidos", inclusive, publicou alguns livretes para combater o movimento dos Irmãos. Contudo, depois da publicação dos seus livretes ficou com dúvidas acerca do seu posicionamento.

Edward Dennett era filho de pais pertencentes à Igreja Anglicana, inclusive um dos membros dessa igreja foi o responsável pela conversão de Edward.
Bembridge na Inglaterra
Cidade de Bembridge, Inglaterra.
Edward Dennett nasceu em 1831 em Bembridge na ilha de Wight.

Durante sua adolescência e juventude frequentou a Igreja Anglicana assim como seus pais. Posteriormente, movido por suas convicções, ele ingressou no movimento Batista na Inglaterra, inclusive, foi vocacionado como Pregador dessa denominação, atuando e ministrando em diversos lugares.
Em 1872, ficou seriamente doente, mas permaneceu exercendo suas atividades eclesiásticas até que no ano de 1873 enfrentou um colapso físico. Visando estabelecer sua saúde passou 13 meses em Veytaux, uma localidade na Suíça francesa.
Na Suíça francesa desfrutou tranquilidade em Deus, bem como buscou meditar profundamente na Palavra Sagrada, inclusive, nessa oportunidade conheceu muitos cristãos que moravam na mesma pensão, os quais foram de grande ajuda. Nessa circunstância estudou melhor o movimento "Irmãos Unidos", bem como os seus princípios acerca das reuniões no nome do Senhor Jesus.

William Kelly
William Kelly.
(1821-1906)
Depois que regressou para a Inglaterra em 1874, comunicou a sua congregação batista que mudara suas convicções, assim terminou sua carreira como pregador oficial.

Então escreveu um carta para William Kelly e o avisou sobre sua decisão, bem como lamentou a publicação de material contra o movimento dos Irmãos. Assim como aconteceu com SauloO Perseguidor da Igreja, Edward Dennett o combatente do movimento dos Irmãos agora seria um dos seus escritores e pregadores.

Essas experiências iniciais com o movimento "Irmãos Unidos" foram relatadas no seu livrete "The Steps I Have Taken" (Os passos que tomei).

G.V. Wigram
George Vicesimus Wigram.
(1805-1879)
Edward Dennett foi um escritor bastante dotado, deixando muitos livros valiosos, destacando os seguintes: "The Typical Teachings of Exodus" (Os Ensinos Tipológicos de Êxodo); "Exposition of the Book of Nehemiah" (Exposição do Livro de Neemias); "Exposition of the Book of Ezra" (Exposição do Livro de Esdras); "Zechariah and Malachi" (Zacarias e Malaquias); e "The Visions of John in Patmos" (As Visões de João em Patmos).

Também foi editor da revista "The Christian Friend" (O Amigo Cristão) e editou vários escritos de George Vicesimus Wigram.

Edward viajou principalmente pela Inglaterra, Irlanda e Escócia, objetivando a edificação das assembleias dos Irmãos com o seu ministério pastoral e doutrinário. Também visitou a Suécia, Noruega e América do Norte.

No ano de 1914, Edward Dennett, depois de uma breve enfermidade faleceu em Croydon. O nobre irmão em Cristo, assim como tantos outros servos e servas concluiu sua carreira, combateu o bom combate e guardou a sua fé.


FONTE:

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados) - Sua história e as verdades que professam.
175 páginas.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC. (Brasil).

JohnDarby.org

Plymouth Brethren

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa do irmão em divulgar as biografias de importantes servos durante a História da Igreja.

    Se for possível, peço encarecidamente a citação do Blog: MORGADO, UM CRISTÃO! nas suas postagens que foram copiadas do meu Blog, considerando que os arquivos são resultados de intensas pesquisas em sites e livros. Obrigado! Graça e Paz! Abraços!

    ResponderExcluir

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.