quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Bispo Ryle

Postado por: O Criador & Criatura

BIOGRAFIA CRISTÃ : John Charles Ryle (1816-1900), também conhecido como Bispo Ryle ou J.C. Ryle, foi o primeiro Bispo da Igreja da Inglaterra em Liverpool.

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.". (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).
J.C. Ryle
John Charles Ryle.
(1816-1900)



Macclesfield na Inglaterra
Macclesfield, Inglaterra.
J.C. Ryle nasceu em Macclesfield, uma pequena cidade britânica no condado de Cheshire, na Inglaterra.

A cidade de Macclesfield é conhecida por ser um lugar onde nasceram ou moraram pessoas ilustres do círculo da música.

John Charles Ryle recebeu sua educação em Eton e em Christ Church, Oxford. Seu pai era um rico comerciante e banqueiro que encaminhou J.C. Ryle para a carreira política.
Ryle era um excelente atleta, remava e jogava Cricket pela Universidade de Oxford. Alcançou ótimo nível intelectual em História, Filosofia Greco-Romana antiga e moderna, inclusive, foi oferecido para J.C. Ryle uma posição de ensino, porém ele declinou.
Foi despertado espiritualmente no ano de 1838 enquanto ouvia a leitura de Efésios 2 em uma capela de Oxford.
Ele concluiu os estudos e pretendia seguir carreira sucedendo os negócios de seu pai, no entanto, em 1841 o banco de seu pai faliu, deixando toda a família Ryle em estado de pobreza e miséria. Durante essa fase da sua vida foi ordenado pelo Bispo Summer em Winchester (1842).

Igreja Anglicana
Interior de uma igreja Anglicana.
Depois de sustentar um pastorado em Exbury, Hampshire, ele foi empossado como Reitor (Pastor Presidente) da igreja de São Thomas, Winchester (1843), Reitor da igreja de Helmingham, Suffolk (1844), Vigário da igreja de Stradbroke (1861), Cânon Honorário da igreja de Norwich (1872) e Deão da igreja de Salisbury (1880).

Antes de ocupar o ofício de Deão, ele foi avançado para a nova sé de Liverpool mediante recomendação do primeiro-ministro Benjamin Disraeli. Assim, no ano de 1880 com 64 anos de idade, ele foi empossado primeiro bispo da recém criada diocese da Igreja da Inglaterra em Liverpool.

John Charles Ryle
John Charles Ryle.
(1816-1900)
Mesmo vivendo um contexto político-religioso difícil, bem como pertencendo a uma Igreja Estatal, J.C. Ryle exerceu um ministério muito vigoroso, foi um pastor fiel e dedicado.
Durante o seu pastorado, foram construídos quarenta locais (igreja) de reunião, bem como construiu diversas capelas e escolas.
Sua preocupação era o estabelecimento de igrejas fortes e bem nutridas através da Palavra de Deus. Sempre pregou o evangelho puro e salvífico, nunca ministrou coceiras aos ouvintes (2 Timóteo 4:3), permaneceu fiel ao evangelho. J.C. Ryle mesclou sua presença comandante e defensiva com a graciosidade e calor humano nas suas relações pessoais. Muitos trabalhadores e trabalhadoras foram alcançados por suas pregações, configurando verdadeiros cristãos.
J.C. Ryle
Jazigo de John Charles Ryle.
Foi um apologista da Igreja da Inglaterra e através dos seus tratados e livretos combatia o discurso do Anglo-Catolicismo. Seus muitos escritos o transformaram em um dos líderes da chamada "Baixa Igreja" da Inglaterra. Além dos tratados, Ryle sempre manifestou preocupações com o entendimento das pessoas, por isso escreveu amplo material compreendendo as doutrinas cristãs evangélicas, bem como escreveu diversos livros de conteúdo prático. Também escreveu sobre "Santidade" e fez "Comentários aos Evangelhos".
Em 1899, resolveu demitir-se do bispado, falecendo com 83 anos no mês de junho do ano 1900.

David Martyn Lloyd-Jones
David Martyn Lloyd-Jones.
(1899-1981)
J.C. Ryle, no período que viveu, foi considerado um homem famoso, notável e amável, considerado como um campeão e expoente da fé evangélica reformada.

"As características do método do Bispo Ryle e estilo são óbvios. Ele é preeminente e suas exposições são bíblicas. Ele nunca começa com uma teoria na qual ele tenha que encaixar vários textos sagrados, pelo contrário ele sempre começa com a Palavra. Suas exposições são elevadas, claras e lógicas. Ele tem espírito forte e está livre de sentimentalismos que muitas vezes são descritos como "devocional'.". David Martyn Lloyd-Jones.

Bispo Ryle foi enriquecido com a Vida proveniente dos escritos dos grandes clássicos puritanos do século XVII. Seus escritos são uma destilação da teologia puritana apresentada de maneira legível e moderna.

Charles Spurgeon
Charles Spurgeon.
(1834-1892)
Certa vez, Charles Spurgeon teceu o seguinte comentário sobre o Bispo Ryle: "Ele é o melhor homem da Igreja da Inglaterra".

J.C. Ryle foi uma voz solitária clamando no deserto do conflito da Religião Estatal com o Anglo-Catolicismo.

Para muitos a Bíblia deixou de ser autoridade suprema e, consequentemente homens que apregoam a Autoridade da Palavra deixam de ser cativantes. Pregadores que focalizam o evangelho salvífico não arrastam multidões, porque não satisfazem a coceira dos ouvintes (2 Timóteo 4:3). Certamente que os crentes desejosos do evangelho salvífico serão grandemente beneficiados pelos escritos de J.C. Ryle.


SUAS PALAVRAS:
John Charles Ryle
Memorial de John Charles Ryle.
"Nem toda a força de Satanás pode lançar fora da verdadeira igreja de Cristo um crente sequer.".

"O conhecimento da Bíblia nunca vem por intuição.".
"Seus pecados não são perdoados por aquilo que você é ou espera ser nem por causa de qualquer coisa que você fez ou sofreu; você está perdoado por causa do nome de Cristo e todos os santos de Deus podem dizer o mesmo.".
"Quão pouco nos contam da palavra de Deus acerca dos não convertidos comparado com o quanto nos contam sobre os convertidos crentes.".
"É fato que muitas pessoas não pensem sobre quanto custa ser um verdadeiro cristão e um crente santo.".
FONTE:
Projeto Ryle

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.