segunda-feira, 21 de junho de 2010

O mundo é uma fábrica de gente infeliz. 3 Anos do Blog do Pr.Dilson

Postado pelo "Tempos de Deus", Um ministério de Amor.




"Não perca tempo! Foque sua energia!

TORNE TUDO REAL."



O mundo é uma fábrica de gente infeliz.

A tecnologia e o capitalismo prometeram progresso, liberdade, democracia e menos sofrimento.

Mas cumpriram apenas para uma minoria - que vive às custas da exploração, do endividamento e do desejo consumista da maioria, aumentando o abismo social e ameaçando o meio-ambiente.

Os governos, detentores do recurso e do dever de corrigir o desequilíbrio, mais atrapalham do que ajudam.

Trabalhamos 1/3 do ano para pagar impostos e não temos retorno nenhum. Pagamos faculdade, plano de saúde, plano de previdência, seguros, pedágios.

Falam que temos que estudar para sair dessa. Gastamos uma imensidão de tempo e dinheiro em faculdades que não nos preparam como deveriam. As empresas querem diplomas, porém reclamam que os formados não sabem nada, e contratam sempre o amigo do fulano.

A mídia não ajuda também, alcança quase toda a população e usa isso para vender futilidade como felicidade, e nos enchemos de tralhas para preencher nossos vazios.

Estamos sempre sem dinheiro, sem tempo, sem energia, sem alegria - e abarrotados de tarefas que não têm um significado pessoal. Vivemos como formigas, sustentando a colônia e sobrevivendo, desumanizados.

Eu me sinto como se estivesse embaixo d'água - num mar de hipocrisia, mediocridade, futilidade, alienação, injustiça, opressão, tédio.

Busco desesperadoramente ar e encontro nas pessoas que conheci nesse blog, nas idéias novas que aprendi, nos meus amigos e família, nas viagens, nos esportes, nas artes. Me dão fôlego para nadar à procura de terra firme.

O meu blog é para isso: para respirar e dar fôlego, a todos que acreditam que viver pode ser mais, que o mundo pode ser melhor - mais justo, mais livre, mais humano, mais viável.

Somos seres dotados de inteligência, capazes de maravilhas e temos um planeta maravilhoso para usufruir.

Ainda assim, enfrentamos os maiores problemas que a humanidade já viu: escassez de recursos, crise ambiental, armas de destruição em massa... apenas reflexos do nosso vazio interior.

Apesar de tudo, não trocaria a oportunidade de viver neste momento por nada. É a época mais empolgante que poderíamos viver.

A Internet tornou acessível todo o conhecimento e nos conecta com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Nossa capacidade de trocar idéias e encontrar soluções se multiplicou por infinito.

Iniciativas improváveis e de êxito incontestável como o Linux, a Wikipedia, a Kiva.org - em que milhões de pessoas do mundo todo colaboram voluntariamente em prol do bem coletivo, cujo reconhecimento vem da contribuição pessoal dada à comunidade.

O potencial dessa Colaboração e Inovação em Massa me fascina.

O mundo precisa que apaixonados, criativos, inconformistas, se juntem. Não se economizem em nada: pensamentos, sentimentos, energia e ações que não compartilhamos se perdem conosco.

E também se guardar para quê? Esperar o quê? A próxima encarnação?

Só o agora nos pertence, ou é aproveitado ou é desperdiçado.

Toda atitude positiva que dividimos é uma onda que se propaga e desperta mais ações positivas, e a maioria volta para você: em reconhecimento, amizades, experiências e aprendizado. Essa é a verdadeira e única riqueza.

A melhor solução é vivermos com tudo. Curtir, amar, viajar - mas também trabalhar duro no que se acredita, estudar muito o que realmente amplia sua consciência, lutar sempre por independência de pensamento e ação.

Mudar o mundo é mudar a nós mesmos. Sejamos a mudança que queremos ver, e outros perceberão que é possível mudar também.

Áreas que pretendo um dia me dedicar e dar minha contribuição:

  • Empreendedorismo Jovem: Não adianta contar com governo, nem com filantropia, nada irá cair do céu. Tudo precisa ser econômicamente viável. E os jovens são aqueles que irão moldar o futuro.

  • Microcrédito: Doações é jogar dinheiro fora. Empréstimos com juros baixos para fins sociais faz uma pressão para que o dinheiro seja bem empregado e o pagamento da dívida permite sua reutilização em outros projetos.

  • Educação com foco em Desenvolvimento: Conhecimento está disponível na internet. O que precisamos é aprender a aprender, a pesquisar, a criar, a colaborar e discutir em grupos, a mexer com dinheiro, a viver e a nos inspirar.

  • Viagens, Esportes, Artes: Desenvolve auto-estima, amizades, consciência, equilíbrio, disciplina, tolerância.

  • Democracia Direta: com a internet acessível, bancos de dados abertos e softwares open-source, não precisamos de representantes. Toda informação do governo fica disponível, podemos dar nossa opinião e votar diretamente.

  • Células: Pequenos grupos que geram mais pequenos grupos.

  • Internet: é o que possibilita, catalisa e amplifica o alcance e impacto de tudo.

Bom, deu para perceber que 3 anos não é quase nada e que o blog é apenas um começo. Tudo é muito utópico, e não me importo... êxito para mim está nas amizades, aprendizados e experiências.. o sucesso é uma consequência ou não. Nas minhas métricas, já sou bem-sucedido.

Enquanto houver livros, lugares, filmes, músicas e pessoas compartilhando esses ideais... a inspiração que me move e que move este blog nunca irá acabar.

MUITO OBRIGADO A VOCÊS! - pela amizade, aprendizado e experiências que me proporcionaram nesses 3 anos. Vamos continuar, criem blogs, compartilhem o que for bom, neutralizem o que for ruim, vamos crescer juntos, em amizade e aprendizado, cada dia mais ;)
"Camarada, não aceites a vida tal qual a propõem os homens.
Não cesses de te persuadir que ela poderia ser mais bela, a vida; a tua e a dos outros homens [...] Não aceites!

(André Gide, "Os frutos da terra")


6 VÍDEOS QUE ME INSPIRAM:

- Trecho do documentário "Planet Earth"

O mundo lindo em que vivemos.




- "Think Different", Apple

Há muitas pessoas incríveis nesse mundo.



- "Até Quando", Gabriel O Pensador

Até quando você vai levando porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?

Muda! Que quando a gente muda
o mundo muda com a gente!
A gente muda o mundo na mudança da mente.
E quando a mente muda, a gente anda pra frente.

Na mudança de atitude não há mal que não se mude, nem doença sem cura.
Na mudança de postura a gente fica mais seguro.
Na mudança do presente a gente molda o futuro.


http://www.youtube.com/watch?v=lp39KZUxifA


- "Grande Ditador", Charles Chaplin

O melhor discurso... filme antigo, mas palavras sábias e atuais de um gênio do cinema.



- Cena do filme "Rede de Intrigas" (Network)

Tudo que eu sei é que antes de tudo, vocês tem que enlouquecer! Vocês tem que dizer: "Eu sou humano! Minha vida tem valor!"

Para mudar as coisas, primeiro precisamos enlouquecer. Diga "Estou com raiva! Não vou mais aguentar isso!".

Então descobriremos o que fazer.



"NUNCA cessaremos de explorar
e o fim de toda nossa exploração,
será chegar onde começamos
e conhecer o lugar
como se fosse a primeira vez."
(T.S. Elliot, "Little Gidding")





- "Paixão de Cristo", Filme

Não precisamos fazer sacrifícios, pois Ele já o fez por nós, Ele abriu o caminho para a compreensão deste mistério revelado somente a mais de 2000 anos passados, e que perdura até ao dia de hoje. Amar ao próximo é uma coisa, mas entregar-se para o bem do próximo é outra coisa bem diferente do que muitos apresentam como sendo social ou caridade, pois a caridade esta na devoção do legado de Cristo a humanidade. E estas foram suas mais consagrada palavras:
  • "Amai-vos, assim como eu; vos amei"Jo.13:34.
  • "Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais de Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu o sou. Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns dos outros. Jo.13:12,14.

*Vejam que nas palavras do homem Jesus, não só estava dando um exemplo, mas deixando um legado de sua história de vida e pensamentos puros, mesmo para com os impuros.
*Lavar os pés!, Não significava somente uma aparência do corpo presente, mas de uma ação de ajuda, nas necessidades, no levantar o caido, no visitar, no carinho, no afago do dia a dia das nossas fadigas.
*Que este final postado seja o maior exemplo de vida para sua vida, e dedicação ao ser humano, mesmo que ele em nossa visão humana não mereça nossa dedicação, a entrega ao próximo requer que nossas vidas sejam alicerçadas nesta história apaixonada do homem Jesus, que deixa a sua glória para se tornar menor do que os anjos, e salvar a humanidade de forma surpreendente, pois ninguém quer dar a sua vida pelo próximo.

Postado em: O Criador & Criatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queira participar, sem contundir com postura racista ou idealistas. Somos liberais em pensamentos, porém temos postura de formação bíblica convicta do seu autor.